quinta-feira, 15 de abril de 2021

Projeto cultural para prefeituras



Em época de crise, na pandemia em que vivemos, cabe ao governo municipal criar mecanismos para que as pessoas possam desenvolver seus próprios projetos culturais.

Não falo de dar dinheiro e sim dar conhecimento de criar projetos e buscar o dinheiro nas empresas privadas para a sua realização.

A Cultura e o Turismo são primas irmãs que podem se beneficiar muito dessa ação.

Quando fundei e fui presidente do 1º Festival de Cinema de Gramado, a cidade de Gramado era somente uma encantadora cidade da Serra Gaúcha. Conhecida por poucos, fora do seu eixo.

Hoje ela é conhecida em todo mundo por causa de seu festival de cinema. Se tornou polo turístico do Brasil .

Mas grandes empresas que patrocinam projetos culturais em várias cidades do país, fazem parte também da economia de sua cidade.

Bancos, Operadoras de Celular, Cias Aéreas, Marcas de automóveis, Bandeiras de postos de gasolinas, Redes de Lojas de Supermercados e dezenas de outras fazem parte da economia de sua cidade, ofertando produtos e serviços e querem e precisam ter uma boa imagem junto aos seus cidadãos.

Proposta:

Criar uma oficina de produção artística onde os jovens de sua cidade pudessem levar lá suas ideias e desenvolver com minha assessoria os seus projetos. Simples assim. Além de criar os projetos vão aprender a inseri-los nas leis de incentivos e por fim aprender a captar recursos para a sua realização.

Aliás esse é um dos poucos caminhos de se introduzir dinheiro vivo e novo na economia de uma cidade.

Assim aquele músico que tem uma banda ou aquele cantor que quer fazer o seu DVD, ou um escritor quer publicar um livro, ou um grupo de teatro que sonha em montar a sua peça,, um videomaker que quer fazer seu filme ou um produtor de eventos que busca organizar os eventos culturais de sua cidade, teriam uma oficina de artes gratuita para poder desenvolver seus projetos e principalmente aprender a captar os recursos para a sua realização.

Isso marcaria para sempre uma administração pública!

Essa oficina pode ser patrocinado tanto pela prefeitura, como por uma empresa local, ou um centro de cultura.



Estrutura: O Curso de Produção Cultural ou outro nome que se queira dar, tem o prazo de 3 meses com duas aulas semanais . Cada aula tem o tempo de 2 horas ou 3 horas/aulas.

Matérias:

1. Introdução a Lei Rouanet

2. Elaboração do projeto técnico

3. Orçamento

4. Crowdfunding

5. Empresas patrocinadoras

6. Elaboração do projeto de venda

7. Captação de recursos

8. Direito autoral

9. Merchandising

10.Plano de produção

11.Prestação de contas

12.Comercialização

13.Divulgação nas redes sociais O responsável por esse curso é o produtor cultural Carlos Guimarães de Matos Jr, cujo currículo pode ser visto em sua plataforma de cursos ead: Cursos Raizes Culturais

Mini-curriculo de Carlos:
Carlos tem uma vasta experiência na produção cultural e foi professor do curso de MBA de Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes, Professor de Produção Cultural na Universidade Católica de Petrópolis e Professor de RTVC (Radio, TV e Cinema) da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro.

Além disso Carlos foi Presidente do Instituto Nacional do Cinema, Diretor da Embrafilme, Produtor para a América Latina da Cinema International Corporation ( Paramount, Metro e Universal)
Carlos criou e foi presidente do 1ºFestival de Cinema de Gramado

Carlos produziu inúmeros filmes de longa metragens, vários documentários e mais de uma centena de filmes publicitário.
Conheça mais em canalfilmebrasileiro.blogspot.com

Carlos hoje reside em Belo Horizonte, Minas Gerais e pode desenvolver esse projeto em sua cidade mesmo nesse tempo de pandemia, já que se vacinou por duas vezes,

Aulas poderão ser on line enquanto durar a proibição de aulas presenciais
Mas acreditamos que até a hora em que daremos o seu curso a situação ja estará normalizada

Contato direto com Carlos: carlosgmatosjr@gmail.com
ou 31 984944660

Conheça a nossa empresa http://www.raizesculturais.com.br

Entre em contato. Conversar sobre isso será um prazer
Carlos G Matos Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário